top of page

Acupuntura - Emagrecimento saudável

Atualizado: 10 de out. de 2023



A acupuntura pode tratar ou auxiliar no tratamento de incontáveis patologias. O emagrecimento é um dos benefícios muito procurados. Por meio da acupuntura é possível perder peso com saúde, de forma saudável e equilibrada. Desde já, é importante que se entenda que não há mágica, o que existe é um tratamento eficaz, que pode facilitar sua vida nas tão temidas e difíceis dietas de emagrecimento.


Como funciona?


A acupuntura baseia-se no uso de agulhas finas que são introduzidas na pele em pontos estratégicos. Esses pontos são específicos para cada pessoa em tratamento e dependem muito da causa do ganho de peso, que pode ser pelo aumento do estresse, problemas hormonais, doenças particulares, fatores hereditários, dificuldade em regular o apetite ou a alimentação errada.


O tratamento permite a promoção da circulação de energias no corpo, regulando o organismo e proporcionando bem-estar, trabalhando também o lado emocional, o que, consequentemente, levará à perda de apetite e de peso, com um auxílio extra do controle da ansiedade.


Assim, cada órgão funciona de forma otimizada novamente: isso é importante para a regulação do peso. A acupuntura também pode ajudar na perda de peso, reduzindo os desejos, aumentando a sensação de plenitude, aumentando o metabolismo, eliminando as toxinas e também na redução das reações inflamatórias associadas à obesidade.


Uma das técnicas mais usadas para ajudar as pessoas que querem perder peso é a auriculopuntura, que consiste na estimulação de pontos específicos localizados no pavilhão auricular. É um método eficaz de perda de peso, pois leva à supressão do apetite em 95% dos pacientes.


Tratamento personalizado


O tratamento deve considerar características particulares de cada paciente e o número de sessões depende de quantos quilos ele deseja perder, seu peso inicial, as razões do ganho de peso, seu grau de motivação ou simplesmente sua reatividade ao método. Assim, o tratamento muda de paciente para paciente.


Fatores que são influenciados no tratamento


Qualidade do sono: a acupuntura pode trazer o reequilíbrio das noites de sono e, consequentemente, ter dias com menos ansiedade e exaustão. Noites bem dormidas são grandes aliadas no equilíbrio do corpo e manutenção do peso. Um organismo sem estresse consome nutrientes adequadamente, e evita os “assaltos” à geladeira.


Funcionamento do intestino: quando este órgão está com seu funcionamento regular é possível evitar o inchaço do corpo. A acupuntura faz com que a energia do corpo circule corretamente, sem a retenção de líquidos e fezes, além de proporcionar bem-estar orgânico.


Eliminação da ansiedade: a agitação sem causa aparente será controlada. Com níveis de ansiedade menores, ficará muito mais fácil controlar a alimentação e manter hábitos saudáveis.


Energia: influencia aumentando a disposição, assim facilita a prática de atividades físicas.


Controle do apetite: para perder peso, é essencial controlar a vontade de comer. Os pontos de acupuntura que ficam na orelha cuidam justamente desse problema, regulando o apetite. Além disso, a junção de todos os fatores citados acima, amparam esse controle do apetite, fundamental para o sucesso da dieta. Cerca de 95% das pessoas que passam pelo tratamento percebem a diminuição de seu apetite.


A acupuntura regula o organismo, melhorando o funcionamento dos seus órgãos e proporcionando bem-estar, o que, consequentemente, levará à perda de apetite e de peso. Assim, o emagrecimento saudável vem ao encontro dessas premissas baseadas nas teorias de Medicina Chinesa.


E depois de alcançar a meta?


Uma vez alcançada a meta, é fundamental estabilizar o peso. Muitas dietas eficazes a curto prazo podem ter o efeito sanfona, fazendo a pessoa engordar novamente e às vezes até ultrapassam o peso anterior.


A fase de estabilização do peso é, portanto, uma etapa fundamental em uma dieta. Portanto, algumas sessões de manutenção são necessárias para manter esse peso ideal.


Para prolongar e manter os efeitos das sessões de acupuntura algum esforço também deve ser feito, como uma dieta mais equilibrada e a prática de esportes regularmente.


Em resumo, a acupuntura é um tratamento extremamente eficaz, mas ela sozinha não tem o poder de fazer você emagrecer. O papel dela é colocar você em condições de perder peso de maneira saudável, ela não substitui uma dieta saudável e exercícios regulares. Além disso, a perda de peso é uma questão complexa que geralmente requer uma combinação de dieta, exercícios e mudanças no estilo de vida.



Referências:

Autor: Darbandi, M., Darbandi, S., Mokarram, P., Owji, A. A., Zhao, B., Ghayor-Mobarhan, M., ... & Ferns, G. (2013). Effects of body acupuncture on serum leptin level in obese/overweight women. American Journal of Chinese Medicine, 41(01), 189-197.

Autor: Hsu, C. H., Wang, C. J., Hwang, K. C., Lee, T. Y., Chou, P., & Chang, H. H. (2005). The effect of auricular acupuncture in obese women: a randomized controlled trial. Journal of Women's Health, 14(3), 204-209.

Autor: Cho, S. H., Lee, J. S., Thabane, L., Lee, J., & Lee, J. (2009). Acupuncture for obesity: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Obesity, 33(2), 183-196.
Post: Blog2 Post
whatsapp-icone-2.png
bottom of page