
ACUPUNTURA
ONCOLÓGICA
Não, a acupuntura oncológica não cura câncer. O papel da acupuntura nos pacientes com câncer é de auxiliar no tratamento, no controle da dor e nos efeitos colaterais que os tratamentos neoplásicos como pós cirúrgico, quimioterápicos e radioterapia e a própria doença geram.
Trata-se uma variedade de sintomas e condições associadas não somente ao câncer, mas também os efeitos colaterais do tratamento das neoplasias, como as náuseas e vômitos, comuns entre pacientes submetidos à quimioterapias, intestino desregulado, lesões de pele, comuns gerada pela radioterapia, falta de apetite, desânimos e perda da vontade de viver e continuar lutando.

ACUPUNTURA ONCOLÓGIA É INDICADA PARA TRATAMENTOS TAIS COMO:

-
Xerostomia (Boca seca);
-
Náuseas e vômitos;
-
Reações aguda durante a infusão de quimioterapia;
-
Problemas Hematológicos (sangue);
-
Neuropatia periférica (Dores nas mãos e pés);
-
Parestesia (perda de força);
-
Mucosite;
-
Constipação;
-
Diarreia;
-
Perda de paladar;
-
Anorexia;
-
Problemas de epitelial;
-
Fadiga;
-
Insônia;
-
Ansiedade e Depressão;
-
Ondas de Calor geradas pela quimioterapia;
-
Linfedema;
-
Dores em Geral.
COMO FUNCIONA AS SESSÕES?
No início da consulta um acupunturista especializado em acupuntura oncológica irá avaliar o paciente em uma conversa prévia identificando os tratamentos que foram realizados e os efeitos colaterais que o afetam e entender quais necessidades do paciente. Após a avaliação é feito o exame Ryodoraku (eletro diagnóstico) com o objetivo de ler e registrar os desequilíbrios bioenergéticos do corpo. Com esses dados, é possível acompanhar a evolução do tratamento.
Através dessas análises, escolhemos o tratamento de acupuntura oncológica que mais se adequa ao paciente. A partir deste ponto iniciamos a sessão inserindo as agulhas, stipers ou laser em pontos específicos do corpo para promover o equilíbrio e tratar as desarmonias encontradas, os sintomas, dores ou outros problemas que o paciente tenha.
Após cada sessão buscamos acompanhar a evolução do paciente, através dos relatos, dos registros de exames anteriores e mantendo contato por aplicativo de mensagem .
