Acupuntura e o Câncer de Mama.
top of page

Acupuntura e o Câncer de Mama.

Atualizado: 10 de out. de 2023

O câncer de mama é o carcinoma mais comum entre as mulheres e também o responsável pelo maior número de mortes por câncer nestas. Por isso sua prevenção é tão importante nos estágios primários como secundários, a Acupuntura evidencia uma ótima efetividade para a prevenção do câncer de mama e de maneira adjuvante ao tratamento, sendo indicado principalmente para mulheres com histórico familiar.


É necessário que o Acupunturista Oncológico entenda como funciona a carcinogênese e consiga interpreta-la com o pensamento chinês, e a partir disso traçar o melhor tratamento possível com o máximo de informações adquiridas.

O câncer significa a formação de uma massa tumoral com características malignas e invasivas, ou seja, pode se espalhar à distância. Resulta da incapacidade de controle do crescimento celular por dada mutação no DNA.


Isso corresponde ao prejuízo do JING (energia essencial), armazenada nos Rins, pré natal, por genes herdados, ou pós natal, por aquisição de fatores de risco que aceleram o desgaste do JING.


Sequencialmente a mutação genética promove rebelião do Qi (energia), por calor que culmina na estase de Qi e xue (sangue) e geração de fleuma ou mucosidade.


De acordo com a teoria dos cinco elementos, os fatores de risco para o câncer de mama, aceleram o desgaste do JING, pois promovem o consumo do yin renal (fatores de risco/histórico hormonal), geram estase do Qi do Fígado e consequentemente a estase do Zong Qi (energia torácica), aumentando o calor no jiao superior (parte superior do tórax).

O pulmão falha em descender energia pura para o rim, as emoções são retidas no tórax e então há falha na produção do Yuan Qi (energia original). A energia limpa, não ascende inibindo a produção de células T no Timo.

Os linfócitos T possuem papel importante na vigilância imunológica contra o câncer. Os tumores não dependentes, ou triplo negativos, acometem mais as mulheres jovens e por terem mais expressão do BRCA 1 e 2 podem ser considerados como tipos mais associados ao prejuízo ao JING pré-natal. Corresponde a 15-20% dos casos. Além disso são tumores com mais expressão da rebelião do Qi inicialmente.


Os tumores hormônios dependentes do tipo Luminal A tem mais rebelião do Qi e os do tipo Luminal B tem mais predominância de estase de Qi, xue e fleuma.

O nível energético acometido no câncer de mama é o Jue Yin, ou seja, o adoecimento energético é em nível profundo e os meridianos originais envolvidos são o fígado e o rim.

Os principais meridianos envolvidos são os do Estômago e Baço Pâncreas e os secundários os do Coração e do Pericárdio. Isto explica os principais sítios de metástase a distância do câncer de mama: fígado, ossos, pulmão, pele e cérebro. Ou seja, meridianos do Rim, Pulmão e Fígado. Há falha expressa na alimentação energética destes meridianos pela teoria dos cinco elementos.



Referência:


Câncer de Mama – Uma visão da Medicina Ocidental e Medicina Chinesa – HOPE Oncologia, Ana Cardoso e Alfredo Cardoso.

Post: Blog2 Post
whatsapp-icone-2.png
bottom of page