Fibromialgia, sintomas e tratamentos pela Acupuntura!


A síndrome da fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor generalizada, é uma doença multissistêmica e multidisciplinar, com um diagnóstico que se baseia por quantidade de pontos doloridos ou tender points. Manifesta-se entre os 30 a 60 anos e a na maioria no sexo feminino, a cada 10 a 15 mulheres para um homem. O tratamento depende de cada profissional.


Pode ser desencadeado por vários fatores, estresse emocional, processos infecciosos, traumas físicos repetitivos, acidente ou cirúrgico, resultando em alterações na aquisição, percepção e interpretação da dor, podendo aumentar a nocicepção da dor ou uma diminuição da inibição ou até combinação de ambos.


Essa doença traz impactos ruins na vida em termos de dor, limitação física, distúrbios do sono, apetite, libido e psicológicos. Com sintomas como fadiga, rigidez matinal, sensação de edema dos membros e parestesias, dores de cabeça, zumbido, tonteira, cólon irritável, síndrome uretral feminina, alteração de humor, irritabilidade, tristeza, ansiedade e depressão.


As dores podem ser de origem muscular generalizada, crônica, benigna, difusa, em músculos, ossos, nervos, tendões e articulações com pontos doloridos com apalpação. Pode-se ter a piora com um convívio em ambientes estressantes.


O tratamento inicia-se com um bom diagnóstico e orientação, pois, apesar de não ter cura, a mudança no estilo de vida e tratamento apropriado, pode ajudar a controlar o corpo e ter uma melhora significativa. Como é uma doença que tem envolvimento muscular, psico comportamental e social, é interessante que se tenha um atendimento e avaliação por uma equipe multidisciplinar.


Assim, o tratamento com acupuntura e medicina chinesa tem como objetivo aumentar a analgesia central e periférica levando a diminuição da dor. Com a acupuntura cerca de 25% dos pacientes tem uma remissão total da doença, além de diminuir ansiedade e distúrbios do humor, melhorando a qualidade de vida.


Pela medicina chinesa, podemos considerar que a Fibromialgia é ocasionada pela penetração de três energias (frio, vento e umidade) no organismo, como consequência de um estado de deficiência de energia defensiva. Os tender points são comparados a cicatrizes energéticas, bloqueios.


A acupuntura não só trata a sintomatologia, mas também sua causa. Ajuda na dor e diminuição significantes nos tender points e uma normalização das substâncias moduladoras da dor ao nível sérico. É possível obter o equilíbrio do organismo e o alívio instantâneo das dores, além de reduzir o estresse e ansiedade, melhorar o humor e o sono, sem causar efeitos colaterais, resultando em um melhor controle da doença.


Não perca tempo, se você sofre com essa doença ou conhece alguém que foi diagnosticado com fibromialgia, entre em contato com a Okada Sartorio, que junto ao paciente montaremos o melhor tratamento possível para restabelecer a qualidade de vida de nossos pacientes.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 
whatsapp-icone-2.png