Janeiro Branco
top of page

Janeiro Branco



JANEIRO BRANCO - ACUPUNTURA EM PROL DA SAÚDE MENTAL


Começamos o ano com o Janeiro Branco, uma campanha de conscientização sobre a saúde mental realizada em todos os anos no mês de Janeiro.

A ideia é promover atividades e ações que visam à promoção da saúde mental e bem-estar emocional das pessoas.

Todo começo de ano nós abraçamos o recomeço, traçamos novas metas, objetivos, mudanças de hábitos e renovamos os sentimentos de otimismo para o futuro.

No entanto, a medida que vamos crescendo, vamos adquirindo hábitos que se internalizam e que podem ser nocivos a nossa saúde mental, sem que nem percebamos, e então, abre-se uma porta para frustrações, estresse, ansiedade e depressão, sendo que muitas vezes não conseguimos identificar o que contribui para isso, justamente por se tratarem de hábitos arraigados em nossa vida.

Pensando nisso, o objetivo é chamar a atenção para a importância da prevenção e do tratamento destes problemas, bem como promover o debate sobre o tema e diminuir o estigma em torno dos transtornos mentais.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem a maior taxa de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo e é o quinto em casos de depressão.

O que é saúde mental?


A saúde mental é a parte da saúde geral de uma pessoa que se refere à sua saúde emocional, psicológica e social. Isso inclui o modo como uma pessoa se sente, pensa e se comporta, bem como ela lida com as demandas da vida e como se relaciona com os outros. Manter uma boa saúde mental é importante para o bem-estar geral de uma pessoa e pode ajudar a prevenir ou tratar uma variedade de problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e transtornos alimentares.

De acordo com a técnica chinesa, a mente é uma forma de energia (QI), e a sua principal base e nutrição provém de elementos armazenados nos rins, pulmões, intestino grosso, Baço-pâncreas e estômago. Ou seja, qualquer problema em algum desses órgãos, pode influenciar diretamente em questões emocionais.

Com isso, quero deixar algumas boas práticas para que você possa retomar sua saúde mental neste ano. Além de que é muito importante ressaltar que a saúde mental é um reflexo dos hábitos e atitudes e que afetam o corpo, como aumento de peso, falta de sono, desânimo entre outros.


Como melhorar a saúde mental?


Existem muitas maneiras de promover a saúde mental e o bem-estar. Algumas dicas incluem:


➨ Praticar exercícios físicos regularmente: Isso pode ajudar a reduzir o estresse, aumentar a autoestima e melhorar o sono.


➨Se alimentar de forma saudável: Ajuda a melhorar nossas funções cerebrais, níveis de energia, memória, além de controlar as emoções.


➨Dormir o suficiente: dormir bem influência diretamente a estabilidade física, mental e emocional, já que durante o sono, o cérebro produz substâncias reguladoras das funções orgânicas.


➨ Manter uma rotina regular: Ter uma rotina diária pode ajudar a reduzir o estresse e aumentar a sensação de controle.


➨ Se conectar com outras pessoas: A socialização é sinônimo de uma vida mais saudável e feliz, pois quanto maior o nível de interação social, melhor será a função cognitiva do indivíduo.


➨ Participar de atividades que dão prazer: Fazer coisas que gostamos e nos dão satisfação pode aumentar a sensação de bem-estar.


➨ Gerenciar o estresse: Aprender técnicas de gerenciamento de estresse, como exercícios de respiração profunda ou meditação, pode ajudar a lidar com o estresse de forma saudável.


➨ Buscar ajuda profissional quando necessário: Não hesite em procurar ajuda de um profissional se estiver se sentindo sobrecarregado ou enfrentando problemas de saúde mental.

Como a acupuntura pode ajudar a saúde mental?


Os benefícios do tratamento com a Acupuntura são reconhecidos cientificamente. Sua aplicação é vasta, sendo expandida progressivamente e utilizada para cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental. A prática se baseia na ideia de que nossos problemas relacionados à saúde física e mental são causados pelo desequilíbrio de energia de nosso organismo.

Esse desequilíbrio se dá através de má alimentação, estresse, traumas físicos, herança genética, entre outros, levando a doenças ou distúrbios.

O papel da acupuntura, portanto, é desbloquear esse fluxo de energia e tratar a verdadeira fonte do problema, seja ele puramente físico ou de ordem emocional. Os benefícios da acupuntura na saúde mental já são comprovados e se valer dessa técnica milenar pode significar um grande progresso nos tratamentos de ansiedade, depressão, estresse pós-traumático e até fobias.

Sua utilização também trata dores agudas e crônicas, fibromialgia, dores de cabeça, vícios, insônia entre outros.

A acupuntura gera equilíbrio para o Shen, que é o equivalente à mente ou consciência na cultura ocidental. Uma vez pacificado, o Shen mantém o estado de bem-estar, a capacidade de concentração e a boa memória, além da alegria e boa disposição, melhorando os aspectos cognitivos e sociais. Dessa forma, evita que as emoções se tornem excessivas e se transformem em transtornos. Quando bem empregada, a acupuntura é capaz de modular a liberação de cortisol. Trata-se de um hormônio que é importante para manutenção de diversas funções orgânicas, mas, quando em excesso, resulta em problemas como estresse elevado, ansiedade e depressão.

Além do controle do cortisol, a acupuntura regula a liberação de dopamina, endorfina e serotonina, que são hormônios relacionados à sensação de bem-estar. Dessa forma, a prática traz melhorias na disposição, na resposta imunológica, além das funções física e mental, atuando na regulação do sono e do apetite, além de ter efeito relaxante para musculatura, vasodilatador e analgésico.

Todavia, é preciso reconhecer que a integração de tratamentos é mais valiosa que a substituição. Mesmo que a acupuntura seja uma alternativa à medicina convencional e aos alopáticos, ter uma orientação médica em casos de doenças em graus mais severos é sempre o recomendado.

Da mesma forma, o acompanhamento psicológico e as sessões de psicoterapia não devem ser abandonadas ou desconsideradas. Ao contrário, elas devem somar na busca por qualidade de vida e bem-estar emocional.


Post: Blog2 Post
whatsapp-icone-2.png
bottom of page