O que é Cervicalgia? Quais as causas, sintomas e tratamento?
Atualizado: 16 de dez. de 2022

O que é cervicalgia?
O termo grego “algia” tem seu significado relacionado à dor, dessa forma, cervicalgia é considerada uma enfermidade caracterizada pela dor que incide na cervical, principalmente na região da nuca.
Cervicalgia é um tipo de dor cervical que pode resultar de uma série de causas diferentes. As dores cervicais afetam 30% de homens e 43% de mulheres em algum momento de suas vidas, sendo também uma queixa que afasta um grande número de trabalhadores de suas atividades laborais.
Resulta em perda na produtividade importante em certas ocupações e a maior predisposição de lesão associa-se a certos tipos de atividades (trabalhos que envolvam movimentos repetitivos de membros superiores e flexão da coluna cervical) e à idade. A cervicalgia afeta cerca de 50% das pessoas em todo o mundo.
A causa mais comum de cervicalgia é a tensão muscular. Isso pode ser devido a movimentos repetitivos, ou períodos prolongados de sentado ou em pé em uma posição.
Existem outras causas possíveis, por exemplo, uma posição errada ao dormir, tensão e estresse do cotidiano, contração muscular do pescoço ao levantar muito peso, má postura no trabalho, inflamação, infecção, uso por períodos prolongados de celular e também alterações degenerativas na coluna como osteoartrose ou doença degenerativa do disco, Estenose espinhal (estreitamento do canal espinhal), Hérnia de discos e Compressão nervosa.
A cervicalgia pode evoluir de forma aguda (curta duração) ou crônica (isto é, igual ou superior a 3 meses). As dores na região cervical podem ser com ou sem irradiação para diversas regiões, como nuca, occipital, vértex, região dorsal, ao longo da coluna vertebral ou mesmo para o ombro ou membro superior.
Quais os sintomas?
Os sintomas comuns incluem:
Dor ou rigidez no pescoço;
Dores de cabeça;
Dor que se irradia para os ombros ou braços;
Espasmos musculares;
Dificuldade para mover a cabeça ou o pescoço
Formigamento para ombros e braços
Náusea
Como é diagnosticada a cervicalgia?
Na maioria dos casos, a cervicalgia pode ser diagnosticada com base no histórico clínico, no exame físico e exames como Raios-x, Ressonância magnética, Tomografia computadorizada e EMG (eletromiograma).
Cervicalgia de acordo com a Medicina Chinesa
Para a Medicina Tradicional Chinesa os processos de dor têm origem primária nas alterações energéticas dos diferentes canais de energias que passam pela região cervical.
Geralmente o Frio, Umidade e Vento, é o início do processo de adoecimento da região cervical, iniciando-se por desequilíbrio muscular paravertebral dessa região, originando-se algias que em geral se manifestam por contraturas musculares, piorando o quadro álgico.
Segundo a Medicina Chinesa, a causa mais comum de dor ou rigidez no pescoço é a retenção de Vento e umidade nos músculos do pescoço; é um tipo de Síndrome de Obstrução Dolorosa. É muito comum nos climas frios e úmidos e varia com o tempo.
Outra causa comum de dor ou rigidez no pescoço é a estagnação do Qi do Fígado, normalmente decorrente de estresse, frustração e ressentimento guardado. A condição surge e desaparece de acordo com o humor e não é afetada pelo tempo.
A ascensão do Yang do Fígado ou vento do Fígado também pode causar dor ou rigidez no pescoço e essa situação é mais comum nos idosos; está com frequência, mas não necessariamente, associada com hipertensão.
A causa menos comum de rigidez ou dor branda no pescoço é uma deficiência de Rim, com o Yang do Rim incapaz de nutrir o canal da Bexiga no pescoço. Essa situação causa apenas rigidez crônica e, novamente, é observada normalmente em pessoas idosas.
Como acupuntura pode tratar a cervicalgia?
A Medicina Tradicional Chinesa constitui um vasto campo de conhecimento, abrangendo vários setores ligados à saúde e à doença. Suas concepções são voltadas muito mais ao estudo dos fatores causadores da doença, a sua maneira de tratar, conforme os estágios de evolução do processo de adoecer, e, principalmente, aos estudos das formas de prevenção, na qual reside toda a essência da filosofia e da medicina chinesa.
A acupuntura tem uma ação direta sobre a função do organismo que se trata e concomitantemente atua indiretamente sobre todo organismo, com isso podemos utilizar a acupuntura como meio único de tratamento ou utilizar como coadjuvante de qualquer outra terapia.
A acupuntura visa restabelecer a circulação da energia (Qi) nos canais de Energia e dos Órgãos e das Vísceras e, com isso, levar o corpo a uma harmonia de energia e de matéria, reequilibrando o organismo.
O padrão de dor pode ser um dado muito importante para se descobrir a natureza da dor e ajuda a prever o resultado do tratamento. A sensibilidade dolorosa normalmente surge de músculos, articulações ou de ambos.
A acupuntura é capaz de reparar tecidos moles (nervos, músculos, tendões, ligamentos, cápsulas articulares e fáscias musculares) lesados e restaurar a função articular. A inserção de agulhas de acupuntura também desacelera o processo degenerativo em casos de artrite. O alivio da dor é obtido pelo equilíbrio homeostático e pela cura dos tecidos moles na maioria dos casos, enquanto o alívio imediato da dor quase sempre acorre antes mesmo da cicatrização dos tecidos.
A acupuntura se mostra um mecanismo eficaz para o alívio imediato no tratamento de dor, tem uma ação direta sobre a função do organismo e concomitantemente atua indiretamente sobre todo organismo. Com isso, podemos utilizar a acupuntura como meio único de tratamento ou utilizar como coadjuvante de qualquer outra terapia. Tornando-se, também, uma alternativa para medicamentos, pois a terapia com acupuntura é uma técnica a qual é desprovida de drogas e com um traumatismo mínimo, ativa mecanismos de autocura do paciente através da homeostase autônoma, levando a uma cicatrização dos tecidos e alívio da dor. Assim a acupuntura se mostra eficaz no tratamento de cervicalgia.